Coimbra Do


Coimbra Do

"Coimbra Do" é um projecto que têm como objectivo promover a prática de artes marciais e respectivos valores no distrito de Coimbra.

Forma de actuar:

  • disponibilizar o ensino de forma acessível a todos
  • preferência pela criação de locais de ensino em zonas com número reduzido de actividades desportivas e/ou culturais, promovendo desta forma o desenvolvimento local de maneira mais relevante
  • procurar colaborar com câmaras e freguesias para benefício das suas populações
  • procurar colaborar com clubes desportivos e escolas para aproveitar complexos desportivos já existentes
  • actuar de forma sustentável e tendencialmente sem fins lucrativos
  • ajudar a promover projectos e instrutores de outras artes marciais e cujo modo de actuar seja compatível com os valores CoimbraDo

História


Telmo Amaro

O projecto CoimbraDo foi criado por Telmo Amaro, instrutor de Taekwondo.
Em 2012, Telmo Amaro observa com descontentamento a gradual comercialização do ensino de artes marciais e verifica a existência de diversos interesses puramente económicos associados à prática desportiva em Portugal, protegidos por lei, que dificultam o acesso ao desporto e em alguns casos o tornam perigoso.
Verifica igualmente uma tendência crescente para a prática de artes marciais exclusivamente enquanto modalidade desportiva, algo que considera distorcer o próprio propósito das mesmas.

Decide por isso criar o projecto "Coimbra Do" para permitir o acesso a todos às artes marciais, segundo um método de treino no qual a saúde do praticante, o aperfeiçoamento pessoal e a aquisição de capacidades de defesa pessoal sejam as prioridades.

Parcerias

CF Santa Clara
Localizado na cidade de Coimbra, entre o Centro de Saúde de Santa Clara e o Observatório Astronómico.