O que é

Taekwondo é uma arte marcial de origem Coreana que se distingue das restantes, pela variedade de técnicas de pontapé e ênfase no treino das mesmas. Existe desde 1955, altura do pós-guerra em que nove "Kwans" (escolas de artes marciais) se juntaram para criar uma arte marcial nacional Coreana.

Desde então a prática de Taekwondo espalhou-se pelo mundo, sendo actualmente uma das artes marciais mais reconhecidas, de tal forma que actualmente a sua vertente de combate desportivo é inclusivamente modalidade Oímpica.




Como arte marcial, para além de ser um excelente exercício físico, é igualmente um sistema de defesa pessoal e uma forma de vida para os seus praticantes.

As suas duas vertentes desportivas, combate desportivo (estilo Olímpico) e "poomsae" (formas) são exigentes modalidades de competição que requerem um elevado nível de esforço e variedade de métodos de treino.

Além da vertente desportiva, os treinos de Taekwondo do projecto CoimbraDo dão ainda especial ênfase à vertente de defesa pessoal.

Alguns dos benefícios da prática de Taekwondo são:

  • Melhoria da preparação física
  • Aumento da auto-estima
  • Melhoria no nível de concentração
  • Melhoria do auto-controlo em situações de stress




Demonstração realizada na Escola de Turismo e Hotelaria de Coimbra, em 2010 pelo instrutor Telmo Amaro e alunos Herman Dumby e João Moura.

Quem pode praticar

Taekwondo pode ser praticado por qualquer pessoa de qualquer idade e profissão!

Geralmente, aos 6 anos uma criança tem maturidade intelectual suficiente para iniciar uma prática saudável de Taekwondo.

A prática de Taekwondo, quando correcta, dura uma vida inteira sendo que os objectivos com a mesma também mudam com a idade.

Para uma criança, o Taekwondo é uma brincadeira, sendo que esta apenas dará conta em adulto como a sua personalidade foi moldada de forma positiva pelo Taekwondo.

Treinar Taekwondo requer elevado nível de disciplina e esforço. Com a sua prática as crianças estão a criar hábitos bastante positivos para o sucesso nas futuras actividades das suas vidas.




Entre a adolescência e geralmente até aos 30 anos de idade, a aprendizagem de um sistema de defesa pessoal e a prática de competição desportiva são normalmente os principais objectivos dos praticantes. Alguns praticantes desejam nessa fase fazer competição de combates, consequentemente desenvolvendo uma determinação invejável.

A partir dos 30, o Taekwondo evoluí essencialmente para uma forma de manter bem estar físico e mental.

Os que já são pais podem partilhar o Taekwondo com os seus filhos, fortalecendo ainda os importantes laços familiares.

Locais e horários de treino

CF Santa Clara em Coimbra | A partir de 2 de Abril 2018

Turma de Adultos/Adolescentes

  • Segunda-feira: 19h30 às 21h00
  • Quarta-feira: 19h30 às 21h00
  • Sexta-feira: 19h30 às 21h00


Turma de Crianças (6 a 10 anos)
  • Segunda-feira: 18h50 às 19h50
  • Quarta-feira: 18h50 às 19h50

Instrutor

Telmo Amaro - Cinturão Negro, 4º Dan Taekwondo ( reconhecido pela Kukkiwon )